Total de visualizações de página

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

..:: Novos Ares ::..Mixologia molecular ::..

Supere o imaginário coletivo, aquele que, à mera menção do termo "pó mágico" em culinária, sugere, no máximo, fermento. A mixologia molecular fala mais difícil: sais de cálcio, agar-agar, lecitina de soja, citrato sódico. Para conservar a textura em esferas, gel, espumas e ou provocar o efeito "nevado", os bartenders não têm medo de combinar os pós mágicos com as frutas. Uma olhada atrás do balcão revela a parafernália digna de laboratório: tubos de ensaio, pós químicos, seringas, fogão elétrico e balanças de precisão. São os instrumentos de trabalho de um bartender da nova geração, o Mixologista Molecular.


 Como um mágico, ele mistura, macera, lança fogo e gás, mexe com o estado físico dos ingredientes. De repente o coquetel está pronto – e não se parece com nada que você já tenha tomado. Sólido, fumegante, espumante: não há limites para essa trupe inspirada na gastronomia de vanguarda que faz bebida de comer, cheirar e brincar.

No meio do açúcar mascavo tinha uma flor. Dentro dela, uma bebida vermelha. Na boca, sensação vegetal, gosto de folha e fruta. Não fosse a explicação na capa do Menu , ninguém diria que o conteúdo do copo é, sim, algo de beber.


                                                 ..::Bem vindo ao mundo molecular::..